quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Consciência Negra





Aprenda a valorizar a cultura negra em casa e na escola valorizar a identidade...

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml

O que é o Dia da Consciência Negra? Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ele é dedicado à reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira. "O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista.

1)Leia o frangmento acima e acesse o link (em azul).
2)Teça comentários no blog, após explorar o link, sobre a valorização da "Consciencia Negra".

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Direitos e Deveres na Sociedade





Direitos e deveres são valores a serem preservados por toda uma sociedade e não só governo e povo separadamente
http://leonardocardosodemoraes.googlepages.com/ambiental22

Os direitos e deveres na sociedade cabem a todos, estar sempre lembrando de que voce tem deveres a cumprir a apartir dai que a legislação vai lhe garantir todos os direitos a que tem direito pois não pode furgir da sua competencia.Lembrando que voce pode cobrar qualquer direitos onde ver que está semdo prejudicado, como o meio ambiente é mais um deles se alguém estiver agindo de maneira incoreta podemos combrar,e isso é dever de qualquer um vigiar o meio ambiente e ai vá até o orgão copetente e fale o que esta acontecendo para tomar as decisões cabiveis.

1) Busque na web textos e figuras sobre o assunto.
2) Cole-os no word para elaborarmos um folder para a escola.
3) Faça uma síntese e publique no blog.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ética e Cidadania


















ÉTICA


A práxis, a ação humana é fruto da vontade subjetiva através do hábito – que é a singularidade do sujeito ético. Como vontade subjetiva a ação ética manifesta a virtude, o bem moral e como vontade objetiva a ação ética produz a lei. Entretanto, é bom estar atento porque o indivíduo não é uma molécula livre. Ele estabelece relações bastante complexas nas principais instâncias societais: no econômico, ao trabalhar e consumir; no cultural, ao aprender e criar, no político, ao reivindicar e consentir e no social, ao participar e receber.

Contudo, essas relações não são tão harmoniosas. Nelas aparece o conflito ético. Surge o campo dos valores, e o seu portador é o indivíduo ético. De um lado há a tendência à manutenção de padrões estéticos, sociais, linguísticos, etc; De outro lado, há um movimento no sentido da produção de inovações que rompem com a normatividade tradicional. Esse conflito ou tensão, que é um movimento dialético, acontece porque o homem é um animal político por natureza, quer dizer: é da natureza humana buscar a vida em comunidade, o que significa não só que a política não é uma simples convenção – nómos, mas que é, também, uma coisa natural, uma necessidade; além disto, dentro da comunidade o indivíduo vai encontrar normas instituídas sem que ele tenha contribuído para o estamento delas. É o conflito do Um e do Outro, expressos enquanto comunidade, no privado e no público.

CIDADANIA

Ninguém nasce cidadão, mas torna-se cidadão pela educação. Porque a educação atualiza a inclinação potencial e natural dos homens à vida comunitária ou social.
Cidadania é, nesse sentido, um processo. Processo que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitos humanos, não como algo pronto, acabado; mas, como aquilo que se constrói.
Assim como a ética a cidadania é hoje questão fundamental, quer na educação, quer na família e entidades, para o aperfeiçoamento de um modo de vida. Não basta o desenvolvimento tecnológico, científico para que a vida fique melhor. É preciso uma boa e razoável convivência na comunidade política, para que os gestos e ações de cidadania possa estabelecer um viver harmônico, mais justo e menos sofredor.

ATIVIDADE

1) Busque na Web textos sobre o conteúdo.
2) Cole os textos no word, elabore um texto síntese para impressão.
3) Na próxima aula faremos uma reflexão coletiva.