Cidadania
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade - Cidadania, direitos e deveres.
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.
Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão
Vamos Refletir?
A partir da leitura do texto, como você conceituaria a palavra “cidadania”?Publique seu comentário
cidadania é direitos deveres do cidadão.
ResponderExcluirAlunas - Isamara da cruz de souza 2n8
Ivanilda santos de França
E um grupo de pessoas que vive em sociedade,e que cada individuo tem o direito de se espressar e progredir com outros cidadãos.
ResponderExcluirAlunos - Elizeu e Heidimar 2n8
CIDADANIA E O DIREITOS E DEVERES DE TODOS CIDADAO PRESENTE A SOCIEDADE.
ResponderExcluirAlunas -Aline e Renata 2n8
cidadania para nos é o direito de ir e vir,Nos temos nossos direitos mas também não devemos esquecer os nossos deveres.
ResponderExcluirUm ex: dos nossos deveres é que como nos cidadões queremos respeito se não respeitamos o proximo.
Alunas:Camila Oliveira,Priscila Silva,Jamile Prazeres.
2°N8
cidadania é um conceito que temos em nossa sociedade,como cidadão temos deveres e direitos ,os nossos direitos de cobrar melhorias para nossa sociedade.
ResponderExcluirCidadania e um direito de todos os cidadaos de bens,com grupos de pessoas com boa convivencia na sua comunidade.
ResponderExcluirAlunas -Edleuza e Ines 2n8
Cidadania é tudo que conquistamos a partir da nossa capacidade.
ResponderExcluirAlunos - Leandro, Leliane 2n8
cidadania é um conceito que temos em nossa sociedade,como cidadão temos deveres e direitos ,os nossos direitos de cobrar melhorias para nossa sociedade.
ResponderExcluirAlunas - Simone, Marcos,Jesiane serie- 2n8
Cidadânia é o direito de uma noção do ser humano. Ética é uma maneira que cada individuo se comporta em sociedade.
ResponderExcluirALUNOS;Jesiane Fagundes da Silva,Heidimar T.Santiago. Serie;2n8
Todo ser humano tem seus diretos e deveres,vc tem q cumpre com seus deveres para poder obter seus direitos
ResponderExcluirGleice carvalho
serie 2°n8